Encceja 2018 Edital

Ainda não viu o Edital do ENCCEJA 2018? Não perca mais tempo! Confira agora todas as informações necessárias sobre o ENCCEJA 2018 que você precisa saber, confira!

ENCCEJA 2018 Edital

O ENCCEJA é um exame criado pelo governo federal há muitos anos, voltado para a certificação gratuita de jovens e adultos que deixaram de estudar cedo demais. Esse exame se tornou parcialmente obsoleto nos últimos anos, devido ao fato de que o ENEM passou a ser usado para obtenção do certificado do ensino médio. Sendo assim, somente aqueles que desejam o certificado do ensino fundamental recorriam ao ENCCEJA.

encceja 2018 edital

Entretanto, desde a última edição do ENEM o governo federal brasileiro anunciou uma mudança: o exame não poderá mais ser usado para a certificação do ensino médio, sendo que todos os interessados agora devem recorrer unicamente ao ENCCEJA. Com isso muitas pessoas estão interessadas em saber mais sobre as provas e todas as dúvidas poderão ser tiradas a seguir.

Quem pode participar do ENCCEJA 2018?

O ENCCEJA é um exame criado para testar as habilidades dos cidadãos que deixaram de estudar e que desejam obter o certificado de conclusão do ensino fundamental e/ou médio. Ele é totalmente gratuito e não é obrigatório: mesmo que você tenha deixado de estudar, mas não queira terminar os estudos, tudo bem. Você só se inscreve e realiza a prova se quiser.

É possível se inscrever para obter o certificado de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio e, de acordo com sua necessidade, a prova terá questões específicas com a escolaridade. Você não verá questões do ensino fundamental na prova do ensino médio, e vice-versa. Sendo assim, podem participar do ENCCEJA qualquer pessoa que queira terminar os estudos. É importante ressaltar que para se inscrever é preciso ter a partir de 15 anos – no caso do certificado de ensino fundamental – e a partir de 18 anos – no caso do certificado de ensino médio.

Prova ENCCEJA 2018

O ENCCEJA possui duas provas que são aplicadas de acordo com cada candidato. A prova ENCCEJA 2018 do ensino fundamental e a prova do ensino médio possuem matérias parecidas, mas disciplinas totalmente diferentes. Aqueles que se inscreverem para obter o certificado de conclusão do ensino fundamental terão que responder questões sobre: Matemática, Português, Ciências Naturais, História e Geografia, Artes, Educação Física, além de uma redação.

NÃO DEIXE DE LER: Data das Provas ENCCEJA 2018 e Local das Provas ENCCEJA 2018

Já aqueles que se inscreverem para obter o certificado de conclusão do ensino médio, terão questões sobre: Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, além de também possuírem uma proposta de redação.

ENCCEJA 2018 Edital

O edital do ENCCEJA será divulgado em breve contendo todos os detalhes, regras, datas e cronogramas da edição de 2018. Todos os interessados em obter o certificado nesse ano devem ficar atentos ao site do INEP. As inscrições geralmente ocorrem no segundo semestre, basicamente em agosto, com as provas sendo aplicadas em novembro.

Portanto o edital deverá ser liberado entre o final de junho e o início de julho. É essencial que todos os interessados façam a leitura do documento, pois nele encontrarão todas as informações que precisam para participar e obter o certificado desejado sem nenhum problema.

Avaliação média: 4.6
Total de Votos: 9

Encceja 2018 Edital

4 Comments - Add Comment

Reply