O que estudar para o Encceja 2018

As Provas do ENCCEJA 2018 estão quase aí, e você já começou a estudar, ou não sabe o que estudar para as provas do Encceja 2018? No artigo de hoje, preparamos algumas simples dicas do que é importante você estudar para ir bem nas provas do Encceja 2018, confira!

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, conhecido como ENCCEJA 2018, é uma prova aplicada todos os anos em brasileiros inscritos que desejam emitir o certificado do ensino fundamental ou do ensino médio. Antigamente o diploma de conclusão do ensino médio podia ser obtido através do ENEM, mas o governo federal realizou mudanças no exame e agora só é possível terminar os estudos através do ENCCEJA.

o que estudar para o encceja 2018

De acordo com o diploma desejado, são aplicadas provas com conteúdos diferentes. Quem deseja obter o certificado do ensino fundamental terá que lidar com questões vistas durante todo o ensino fundamental. Muitos se sentem perdidos na hora de estudar, mas a seguir daremos algumas dicas de onde você pode encontrar todo o material necessário.

Estudar para o ENCCEJA 2018 é fundamental

Para que você atinja os pontos desejados na prova e possa receber o seu certificado de conclusão da escola é preciso preparação. Muitos acham que conseguem passar na prova apenas com o conhecimento obtido na escola, mas isso não é verdade. Alguém que só fez até a sexta série, por exemplo, não obtém todo o conhecimento necessário sobre os outros anos do ensino fundamental, sendo assim não saberá responder as questões.

LEIA TAMBÉM: Encceja 2018 edital

A prova testa suas habilidades e como você deseja concluir os estudos, precisa ter o mínimo de conhecimento sobre os assuntos tratados, para que o Ministério da Educação veja que você aprendeu o necessário. Antes mesmo de você se inscrever para obter o diploma já deve iniciar os seus estudos, que devem ser feitos com regularidade.

Matérias cobradas no ENCCEJA 2018

Como falamos anteriormente, as matérias e assuntos que caem na prova do exame variam muito de acordo com o tipo de certificação desejada. Caso você queira obter o certificado do ensino fundamental, as questões serão sobre Português, Ciências, Matemática, História e Geografia. Em Matemática, disciplinas como geometria, funções de álgebra, estatísticas e proporcionalidade serão cobrados. Já em Português serão cobradas disciplinas como gêneros de texto, textos literários, gramática.

encceja 2018

Através do site do ENCCEJA disponibilizado pelo INEP você obtém todo o conteúdo programático de cada prova, podendo ter acesso a apostilas virtuais que englobam todos os assuntos cobrados e servem de auxílio para os seus estudos. Você também pode conferir o conteúdo programático nos editais anteriores do ENCCEJA.

Para quem o ENCCEJA é destinado?

O ENCCEJA é uma prova que testa suas habilidades adquiridas na escola. Ele pode ser feito por todas as pessoas que, por algum motivo, não terminaram os seus estudos no período esperado, dentro da idade certa. Por exemplo, um indivíduo estudou até o primeiro ano do ensino médio e depois parou de estudar porque teve que começar a trabalhar.

Esse indivíduo poderá se inscrever no ENCCEJA, pela internet, e comparecer no dia de aplicação da prova. Será preciso estudo para que saiba responder todas as questões, afinal perdeu dois anos de várias disciplinas. Caso obtenha a pontuação necessária, o indivíduo pode retirar o seu certificado de conclusão e terá terminado os seus estudos.

Avaliação média: 4.8
Total de Votos: 8

O que estudar para o Encceja 2018

Reply